Região norte capacita gestores escolares

CENTO e quarenta gestores escolares estão a ser formados desde segunda-feira

CENTO e quarenta gestores escolares estão a ser formados desde segunda-feira, na província de Nampula, para serem dotados de conhecimentos e competência para o desenvolvimento de boas práticas de construção e gestão democrática para o sucesso dos alunos na escola.
O XI curso de formação, cuja duração será de um mês, envolve gestores das escolas públicas, privadas e comunitárias do Ensino Primário e Secundário e técnicos de educação a vários níveis das províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado.
O director provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Nampula, Júlio Mendes, desafiou os gestores para mudarem algumas fragilidades existentes nas escolas e olharem para a gestão escolar como pilar importante para a melhoria do sistema de ensino e aprendizagem.
Esclareceu que a formação dos gestores tem em vista responder à actual pressão que o sistema de Educação tem vindo a enfrentar, devido às exigências da sociedade, assegurando que a tarefa de mudança e melhoria do sistema de Educação deve ser resolvida pelo gestor da escola, desafiando os gestores para
combater o problema de ausência do professor na sala de aula.
ʺComo é possível que haja colegas que terminaram os cursos superiores no ano de 2015 e 2016, e mudam de carreira e nível, enquanto outros que estão na escola há oito ou nove anos não o fazem, estando já alguns próximos da reforma”, questionou Mendes, apontando a culpa aos gestores.
O director do Instituto de Formação de Professores de Marrer em Nampula. Herculano Nicorosse, mostrou-se optimista e espera que através da experiência a adquir durante a formação poderá melhorar o desempenho da escola.