discount

A QUINTA DIMENSÃO

Carlos dos Santos

a-quinta-dimensao

Sinopse

A QUINTA DIMENSÃO
Ao longo da sua história o planeta Terra tem-se visto ciclicamente mergulhado em episódios catastróficos de vária índole. E se estes episódios provocaram a extinção de milhares de espécies, foram eles também que criaram as oportunidades para o surgimento de novas espécies. A mais recente das quais lhe provocou o último e quase fatal cataclismo: a espécie humana.
Vítima de si mesma, a humanidade viu-se assim subitamente perto da extinção e ficou remetida a uns poucos nichos geográficos, privada de quase toda a sua memória. O que abriu campo à arqueologia como a mais fomentada esfera de pesquisa.
Nessa busca obsessiva pela memória perdida, um grupo de cientistas desenterra das entranhas do planeta um registo codificado. Seria humano ou alienígena? Depois de o decifrarem sentiram-se irresistivelmente tentados, à revelia das autoridades, a seguirem as instruções que ele parecia conter.
A que é que essas instruções diziam? Seria alguma revelação transcendental? Ou era um Manual para a construção de algum engenho? Com que propósito? Seria tão-somente um aparelho de comunicação? Talvez apenas um aparelho de observação? Ou seria uma nave espacial, capaz de os levar a atravessar os extensos desfiladeiros que intermedeiam as estrelas? Talvez fosse, quiçá, a tão sonhada máquina do tempo, que os levaria a visitar desde o turbulento nascimento da Terra bem-amada até ao seu derradeiro suspiro, permitindo-lhes antever o futuro e evitá-lo? Ou poderia ser um portal de entrada que iria escancarar o planeta Terra a uma invasão extra-terrestre? Não teria sido precisamente a tentativa da sua construção que despoletara a última catástrofe?