discount

Competência, Renovação e Qualidade

Hildizina

Sinopse

Baseando-se em pesquisa educacional e em experiências, o livro destina-se aos professores de todos os níveis de ensino e aborda questões relacionadas com vários aspectos do exercício da docência. O livro está organizado em quatro partes. Numa primeira parte, trata do estágio actual das Didácticas e práticas de ensino–aprendizagem, discutindo e reflectindo sobre algumas experiências didácticas moçambicanas, sobre práticas laboratoriais, a questão das bibliotecas, a gestão da diversidade, os métodos de ensino e aprendizagem e o uso de práticas tradicionais na escola. Na segunda parte, pontua aspectos relacionados com as Didácticas e as práticas na formação de professores de vários níveis, desde o Primário até ao Superior. Na terceira parte, o livro analisa assuntos concernentes à Educação Inclusiva e às Necessidades Educativas Especiais. Na última parte, ampliam-se as reflexões sobre as reformas curriculares, trazendo ao debate temas como a progressão por ciclos de aprendizagem, o uso de mapas conceituais, a abordagem dos temas transversais, o uso do modelo de competências, a integração curricular, a massificação do ensino e o ensino bilingue.