Alunos beneficiam de lanche

Mais de 1600 alunos das escolas primária completa de Chibonzane e Nhanchengo, nos postos administrativo de Chibonzane e Chidenguele>>

Mais de 1600 alunos das escolas primária completa de Chibonzane e Nhanchengo, nos postos administrativo de Chibonzane e Chidenguele, respectivamente, no distrito de Mandlakazi, em Gaza, estão a beneficiar do programa de lanche escolar.
O lanche é oferecido diariamente nas escolas abrangidas no período compreendido entre às 12.00 e 13.00 horas, sendo que o mesmo é constituído por produtos alimentares da primeira necessidade, num projecto suportado pelo programa Nacional de alimentação Escolar (PRONAE). Pretende-se com este programa garantir a permanência e frequência regular dos alunos às aulas, tendo em conta que as regiões onde as escolas abrangidas estão inseridas têm sido assoladas pela fome.
Em declarações ao nosso jornal, a directora de serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia em Mandlakazi, Teresinha Chirinzane, apontou para o facto de o aproveita mento pedagógica ao nível das duas escolas estar a registar uma ascendência com a implementação deste programa, bem como amplas melhorias na necessidades e pontualidade dos alunos.
A nossa fonte assinalou existirem outras escolas atravessando dificuldades no que tange á nutrição dos alunos, causado por vários factores, nomeadamente nas escolas primárias do primeiro grau de Memo, Binquanhane e Chiduacuane, as quais não dispõem de condições minimais para a prática de horta escolar e por se situarem em zonas áridas, com lençol freático bastante profundo e fontanários afastados dos estabelecimentos de ensino.
Ainda de acordo com Chirinzane, foram integrados na Escola primária de Chibonzane crianças do Ensino Pré-escolar, ao mesmo tempo que decorre um estudo visando a integração de outros petizes da Escola primaria de Nhanchengo.
O sector tem estado a incentivar as escolas para o aumento da produção, no âmbito do programa de horta escolar.