Carteiras escolares para Chimoio

Pelo menos 350 carteiras escolares foram alocadas a diferentes estabelecimentos de ensino, no Distrito Municipal>>

Pelo menos 350 carteiras escolares foram alocadas a diferentes estabelecimentos de ensino, no Distrito Municipal de Chimoio, província de Manica, durante os últimos dois anos, contribuindo para reduzir o número de alunos que vinham estudando sentados no chão.
A informação foi avançada recentemente em Chimoio. Na ocasião, Filomena Manhiça, que nos últimos dois anos dirigiu este distrito que igualmente goza do estatuto de capital provincial, interpelada pela nossa reportagem para fazer o balanco da sua governação afirmou ter saído com a sensação de missão cumprida, tendo destacado o apetrechamento de diversos estabelecimentos de ensino com carteiras escolares.
“Alocamos 350 carteiras a escolas, construímos 9 salas que serão inauguradas no próximo ano, trabalhamos com a intenção de trazer água potável à população, energia elétrica. Encontramos uma área em expansão onde parcelamos mais de 900 talhões para todos estratos sociais”, referiu acrescentando igualmente ter identificado um espaço onde num futuro breve serão erguidas as instalações do governo distrital.
Na mesma senda, a reportagem deste jornal ouviu igualmente depoimentos do novo administrador, Daniel Andicene, que se resume em perspectivas de dar continuidade às actividades deixadas pela sua antecessora, em parceria com as autoridades municipais. <>, assegurou.
Por seu turno, o governador da província de Manica, Alberto Ricardo Mondlane, que dirigiu o acto que decorreu na Praça da Independência sita no centro da urbe, desafiou o novo administrador a trabalhar afincadamente no sentido de estancar a elevada onda de criminalidade que nos últimos dias assola esta divisão administrativa.
“Trabalhar arduamente para acabar com o crime violento que nos últimos tempos grassa o nosso distrito, interagir com as comunidades camponesas para garantir o sucesso da produção e da produtividade agraria na campanha 2015/2016, já em curso”, enfatizou.
De realçar que este é o primeiro desafio de Daniel Andicene na qualidade de administrador distrital, ao contrario da sua antecessora, Filomena Manhiça, que já dirigiu os distritos de Monapo e Manica, nas províncias de Nampula e Manica, respectivamente. Importa referir que o distrito de Chimoio, situado no centro da província de Manica, actualmente contabiliza mais de 320 mil habitantes, distribuídos por três postos administrativos, numa superfície de 174 km2.Z
Fonte:Jornal Nacional ZAMBEZE, Quinta-feira 03 de Dezembro de 2015.Pág.19