Eduardo Mondlane

introduz uniformes escolares.
A Direcção da escola secundária Eduardo Mondlane, na cidade de chimoio, na província de Manica, decidiu introduzir uniforme escolar >>

introduz uniformes escolares.

A Direcção da escola secundária Eduardo Mondlane, na cidade de chimoio, na província de Manica, decidiu introduzir uniforme escolar para os estudantes do curso nocturno que frequentam aquela instituição do Ensino Secundário do primeiro ciclo.

A medida, a primeira na província, entro em vigor há dias e foi acatada sem resistência por todos alunos que frequentam aquela instituição escolar, incluído os adultos. A directora da escola, Odete Maria Pina Marques, afirma ser objectivo da decisão disciplinar os estudantes, pondo assim fim a vestuários desajustados ao ambiente escolar. Segundo disse, havia estudantes, sobretudo do sexo feminino, que se vestiam de forma bastante indecente, causando transtornos morais no seio da massa estudantil e da direcção da escola.

O ‛‛ Noticias” esteve no local para ver como os estudantes estão vestidos, tendo constatado que todos os alunos daquela escola, sem excepção, estão neste momento a usar calças pretas, camisas brancas e gravatas pretas, o mesmo uniforme do curso diurno.

Os estudantes que conversaram com o nosso jornal louvaram a iniciativa afirmando ter sido oportuna, pois veio corrigir situações de estudantes que vinham trajados de saias muito curtas, com seios de fora, criando constrangimento no processo lectivo.

Marta Joaquim, estudante naquele estabelecimento de ensino, disse que a iniciativa apenas peca por ser tardia e deveria ser replicada por outras escolas da província e do pais, para evitar que a escola se transforme num local de procura de oportunidades de romance, desvirtuado o seu sentido e objectivo original. Alberto Tiago estudante de 29 anos de idade, considera, por seu turno, que a iniciativa é bastante boa por que, Segundo ele, havia estudantes, sobretudo mulheres, incluindo certos rapazes, que se vestiam como se estivessem num bar ou noutro local de lazer:

O uniforme, de acordo com Alberto Tiago, é importante porque permite igualmente identificar quem é aluno da escola.