Educação vai contratar 1099 professores em Manica

A DIRECÇÃO Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano de Manica prevê recrutar, para o próximo ano lectivo>>

A DIRECÇÃO Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano de Manica prevê recrutar, para o próximo ano lectivo, 1099 novos professores de vários níveis e subsistemas de educação.
Com efeito, para o escalão de N1, o sector prevê contratar 74 docentes, enquanto para N2, N3, N4 as previsões indicam para a contratação de 11, 125 e 533 professores, respectivamente. Para o Ensino Técnico-profissional deverão ser contratados 14 professores.
O facto foi anunciado há dias pelo director provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, Estêvão Rupela, o qual informou que esses ingressos vão juntar-se aos mais de 14 mil professores já existentes na província.
Em declarações ao nosso Jornal, Estêvão Rupela disse, porém, que este número não satisfaz o desejado, mas vai minimizar a insuficiência de professores que prevalece na província, sendo este o desafio com que o sector deverá continuar a debater-se nos próximos tempos.
Rupela garantiu que, no processo de recrutamento de novos professores, serão absorvidos os docentes de N4 que, por vários motivos, não foram enquadrados no ano lectivo prestes a findar, com maior enfoque para os graduados pela Escola de Professores do Futuro (EPF).
Falando sobre os professores formados pela EPE, aquele responsável explicou que, com este universo, ate este momento, a Educação, em Manica, conta com mais de 300 pedagogos daquela instituição, inclusos os do modelo 10+3, que serão graduados ainda este ano por aquele estabelecimento de formação.
Fonte:Jornal Noticia, 18 de Novembro de 2015.Pág.4