FILIADOS A ALCANCE EDITORES: Escritores querem maior divulgação

OS escritores filiados a editora moçambicana Alcance Editores querem que as suas obras sejam mais divulgadas em feiras do livro, livrarias e bibliotecas escolares para permitir maior interligação com os leitores. O desejo foi manifestado terça-feira, em Maputo, num encontro entre a editora e os autores com o objectivo de informar estes últimos sobre as […]

OS escritores filiados a editora moçambicana Alcance Editores querem que as suas obras sejam mais divulgadas em feiras do livro, livrarias e bibliotecas escolares para permitir maior interligação com os leitores.

O desejo foi manifestado terça-feira, em Maputo, num encontro entre a editora e os autores com o objectivo de informar estes últimos sobre as actividades do grupo editorial, bem como colher ideias para melhorar o desempenho das partes.

Neste sentido, os autores moçambicanos manifestaram o interesse de ver suas obras mais divulgadas a nível nacional, através de lançamentos noutros pontos do país e não apenas na cidade de Maputo, tal como tem acontecido habitualmente.

Os escritores defendem ainda a pertinência da disponibilização dos seus livros em livrarias e bibliotecas públicas e privadas.

Em resposta, o administrador da Alcance Editores, Rui Rocha, reconheceu a preocupação dos escritores salientando, porém, que a editora tem investido na promoção da literatura moçambicana a nível local, bem como no estrangeiro.

Rui Rocha adiantou também que a editora moçambicana já opera no mercado livreiro português há pouco mais de um ano, mas nos últimos dois a Alcance Editores já levou autores moçambicanos para as feiras do livro de Lisboa e Porto, em Portugal.

A Alcance Editores é uma das maiores editoras nacionais de livros didácticos, literários e científicos, com obras de mais de 150 autores lançadas.

Os objectivos da “Alcance” passam por, entre outros, melhorar e expandir o mercado do livro escolar em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e produzir material de qualidade pedagógica, científica e literária que a permita concorrer com as editoras internacionais.

O próximo lançamento da Alcance Editores tem lugar amanhã, às 10.30 horas, no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM). O livro tem como título “Mar de Maputo” e é da autoria do escritor e contador de histórias peruano Rafo Diaz.

Trata-se de uma obra escrita em Português, Changana e Inglês, pensada para crianças e adultos, com várias histórias, algumas narradas, umas cantadas e outras ainda com fantoches.
Fonte:Jornal Noticias Quarta-feira, Sexta, 18 Setembro 2015.