Inaugurada escola secundaria em metuge

O distrito de metuge, em cabo delgado, conta desde o presente ano lectivo com uma escola secundária>>

O distrito de metuge, em cabo delgado, conta desde o presente ano lectivo com uma escola secundária, construída de raiz num valor de um milhão de dólares.
A referente escola foi inaugurada na passada sexta – feira pela governadora da província, celmira da silva, marcando o momento mais alto das cerimónias de abertura do ano lectivo neste ponto do pais. A infra – estrutura, financiada pelo governo em parceria com o banco Islâmico de desenvolvimento, tem A capacidade para absorver mais de mil alunos e conta, para além de salas de aulas, com laboratório e outros serviços imprescindível para o funcionamento de um estabelecimento de ensino daquela categoria.
Falando depois da inauguração do edifício, a governadora de Cabo Delgado explicou que com uma infra-estrutura daquele tipo o distrito de metuge tem a obrigação de atingir um rendimento pedagógico acima da média.
Uma avaliação sobre o aproveitamento pedagógico do pais, referente ao ano de 2015, mostrou que das 10 piores escolas seis eram da província de cabo delgado e uma e de Metuge. ‘‘Tivemos casos em que o rendimento pedagógico global da província não passava de 50 por cento, o que quer dizer que as escolas andavam cheios de alunos repetentes e que ocupavam espaços que deviam ser preenchidos por aqueles que entravam pela primeira vez”, disse Celmira.
Um diagnóstico do problema levou á construção de que havia falta de dedicação ao trabalho da parte de alguns directores distritais da Educação e de escolas, principalmente as de níveis secundários.
‘‘Tivemos que demitir aqueles que não queriam trabalhar e promover os que achamos que estavam aptos para os desafios, e foi na sequência disso que o rendimento pedagógico do ano passado esteve para além de 80 por cento”, explicou a governadora.
Mais tarde, pediu aos pais e encarregados de educação dos alunos, especialmente a raparigas, para que se envolvam activamente no processo de ensino e aprendizagem dos filhos e educação, através de acções que desencorajem os casamentos e gravidezes prematuras.
Em Cabo Delgado a situação afecta mais de 65 por cento das raparigas fazendo com que a província seja aquela que ostenta a maioria taxa do pais.
Para este ano, a província de cabo delgado inicia o ano lectivo com 475.505 alunos do nível secundário geral e técnico profissional.