Lamenta Jogador De Palmo E Meio a medalha foi-me roubada no festival

ESTEVÃO Chissane foi aos jogos Escolares como jogador de xadrez. >>

ESTEVÃO Chissane foi aos jogos Escolares como jogador de xadrez. Na verdade, quando se intensificaram os preparativos para o efeito o seu irmão, Macário, professor em Macomia, sugeriu aos organizadores que incluíssem o menino no grupo que estava a se preparar para os Jogos.
Na opinião do irmão, o Estevão podia aprender rapidamente a modalidade, dado o coeficiente de inteligência que ele próprio admirava. Os organizadores aceitaram.
“Era a primeira vez que eu me via frente a um tabuleiro e as pedras de xadrez. Aprendi e acabei sendo escolhido para representar não só o distrito mas também a Província. Ganhei o terceiro lugar, mas infelizmente a medalha me foi roubada lá mesmo no festival”, explica o menino, que lamenta o facto, mas de certa maneira compensado com a oferta de um jogo completo de peças de xadrez pela Vice-Ministra da Juventude e Desporto, Ana Flávia Azinheira.
O nosso Jornal quis saber como é que ele foi escolhido para leituras da mensagem colectiva na cerimónia oficial de abertura dos Jogos Escolares, perante o Chefe do Estado e outros altos dignatários.
“Foi a tia Irene que nos organizou, num grupo de quase 12 crianças, para irmos treinando a leitura, para dali sair quem seria o porta-voz de todos. Acabei-me destacando e a Dra. Irene fez-me muitos exercícios, até levava-me à casa dela, lá em Pemba, para ficar mais sossegado e ensinar-me alguns truques de descontracção. Trabalhou comigo até ao dia da leitura da mensagem que fiz e que muita gente gostou”, explicou.
Quisemos saber o que é que conversou com Presidente da Republica, Filipe Nyusi, quando foi lhe entregar a mensagem, ante os aplausos de quase todos os espectadores, que lotavam por completo o Estádio Municipal. “Perguntou-me a idade, a classe, donde vinha e o que gostaria de ser quando fosse grande. Eu lhe disse que gostaria de ser cirurgião”, respondeu-nos satisfazendo em seguida a nossa questão sobre se sabia o que fazia um cirurgião e a resposta foi directa: faz operação às pessoas!
Fonte:Jornal Noticias Quarta-feira, 9 de Setembro de 2015. Pág.2