Último Dos Sete Filhos Do Casal Chissale

O MENINO Estevão é filho de Severiano Chissale e Maria Bonifácio, ambos reformados, o pai como agente de medicina e a mãe como professora… >>

O MENINO Estevão é filho de Severiano Chissale e Maria Bonifácio, ambos reformados, o pai como agente de medicina e a mãe como professora. Naturais de Angónia, província de Tete, vivem na sede do distrito de Macomia, por ser aqui onde a carreira de ambos chegou ao fim.
A mãe de Estevão, formada no segundo curso de formação de professores de Zóbué em 1977, trabalhou a seguir numa escola primária da antiga zona libertada de Chipera, distrito de Cahora Bassa, antes de se casar, em 1979, com Severiano, depois do que ambos rumaram para a Província de Cabo Delgado, precisamente no distrito de Moeda.
De Moeda, 1981, pediram uma transferência pra Pemba a fim de continuarem os seus estudos. Na verdade Maria Bonifácio foi galgando caminho, até que depois foi para o Instituto Medio Pedagógico de Nampula, em Napipine, numa bolsa de estudos dada pela Educação, que não terminaria antes da Licenciatura em Gestão da Educação pelo Instituto Superior Politécnico Universitário (ISPU) em quelimane, em 2010.
De regresso a Cabo Delgado ela foi colocada na “Padre Paulo” de Macomia como professora da disciplina de Matemática e directora-adjunta pedagógica. Assim chegou à reforma, há dois anos, no mesmo ano que seu conjugue.
Estevão Chissane é o ultimo filho dos sete vivos, depois de Arlindo, ora na Universidade Pedagógica e ligado à Rádio Comunitária de Nacala, província de Nampula, Macário, professor de Inglês na Escola Secundaria de Macomia, Eugenia, a terminar a licenciatura no Ensino da Língua Portuguesa na UP, em Nampula, Olívia, professora de Francês no distrito de
Tsangano, em Tete, Martinha, que frequentou a 11.ª classe, tendo interrompido por uma gravidez não planificada, mas que esperava continuar, Severina, agora na 12.ª classe, e por fim o menino-revelação.
Fonte:Jornal Noticias Quarta-feira, 9 de Setembro de 2015. Pág.2