World vision abraça educação da criança

A world vision Moçambique vai investir nos próximos cinco anos perto de 29 milhões de dólares em iniciativas que visam o bem -estar das crianças >>

A world vision Moçambique vai investir nos próximos cinco anos perto de 29 milhões de dólares em iniciativas que visam o bem -estar das crianças no contexto do projecto ‛‛juntos educando as crianças ’’ na sua segunda fase, lançado segunda-feira em Nampula.

Segundo informações que nos foram facultadas por Henriqueta Paulo, coordenadora de advocacia e Comunicação naquela organização não-governamental, o projecto, cuja primeira fase terminou em Dezembro de 2015, em Nampula. Visa melhorar o aproveitamento escolar das crianças dos distritos de Muecate e Nacarôa, através da provisão do lanche escolar, capacitação de membros de conselho de escola, associações que trabalham na área de agricultura e comités de saúde. O projecto esta avaliado em 29 milhões de dólares e é financiado pelo Departamento de agricultura dos Estados Unidos da América (USDA), sendo que a iniciativa é da visão Mundial e conta com a parceria do governo e save the children, uma organização não-governamental.

De referir que a nova abordagem da iniciativa de lanche escolar para os próximos cinco anos preconiza que a disponibilização de alimentos deve ser garantida através da comercialização dos produtos junto dos produtores locais.

A ideia é de reduzir os custos de transporte e estimular os produtores a enveredar pela qualidade, para além de passarem a dispor dum mercado garantido. A iniciativa ‛‛juntos Educando as crianças’’ contempla a capacitação pedagógica dos professores destacados para leccionar nas. As escolas do nível básico nos distritos de Muecate e nacarôa, com o propósito de elevar a qualidade dos procedimentos de ensino e aprendizagem. Por outro lado, inclui uma componente de saneamento do meio focada para a construção de sanitários nas escolas onde os alunos são treinados para adoptar boas práticas de higiene individual e colectiva para prevenção de doenças.

O lançamento da iniciativa teve lugar ondem na cidade de Nampula num seminário de três dias (7 a 9 de Março) que tem como finalidade a elaboração do plano anual e a revisão das políticas internas.

O evento conta com a participação do doador do projecto, parceiros (Governo de Moçambique e Save the children) e o pessoal da world Vision os Estados Unidos da América.

Fonte:Jornal noticia 09 de Março de 2016 pág. 05